06 abril 2007

Guerra (Angola)





















Devia ter desconfiado que Angola acabou para mim quando mataram as pessoas duas fazendas a norte da nossa. O homem de pescoço para baixo nos degraus, isto é, pregado aos degraus por um varão de reposteiro que lhe atravessava a barriga. A mulher nua de bruços na desordem da cozinha. Muito mais nua do que se estivesse viva… sem mãos, sem língua, sem peito, sem cabelo, retalhada pela faca de trinchar, com um gargalo de cerveja a espreitar-lhe das pernas. A cabeça do filho mais velho fitando-nos de um ramo. O corpo, que a serra mecânica decepara em fatias, espalmado num canteiro. O filho mais novo nas traseiras, onde tomávamos chá à tarde com eles, a comermos bolinhos secos e a refrescar-nos com leques de ráfia.























Deixa chorar, mamãe
Sou sozinho nesta Europa grande
De noite, meu sonho ainda chama Paulo para ir dançar batuque
De dia, minha cabeça gira para ver Alice
Deixa chorar, mamãe


Você me deitou no avião
E ele me tirou para longe da terra
Aqui há rio e aqui há ilha
Mas eu não vejo o Zambeze com jacaré
Nem sítio verde do capim do canhime
















Deixa chorar, mamãe
Você me quer mezungo?
Senhor advogado preto é branco também
E talvez entre no clube?


Deixa chorar, mamãe
Você me esqueceu meu coração de negro, é?
Ele não conta não
Mas, deixa chorar mamãe














Porque tudo na vida pode ser um filme, tudo na vida pode ser Como no Cinema

Como no Cinema
Guerra (Angola)


Pela primeira vez disponível na Internet:
DOWNLOAD

Vozes:
Fernando Alves
Sarah Adamopoulos
Baby Sandy & Mister-X
Charlie Sheen

Depoimentos:
Almeida Santos
Rosa Coutinho
Pezarat Correia
Jaime Gama
Leonel Cardoso
Vicente Pinto de Andrade

Registos Históricos:
Agostinho Neto
Rádio Nacional de Angola
RFM – Luanda

Textos:
António Lobo Antunes
Jorge Sousa Braga
Fernando Couto
Sérgio Vieira
Rui Duarte de Carvalho
Rui Knopfli

Música:
Euletério Sanches
This Mortal Coil
The Vancouver Symphony Orchestra

Assistência Técnica:
Carlos Adelino
Paulo Jorge Guerreiro

Colaborações especiais:
Emídio Fernando
Artur Cassiano
Carlos Raleiras

Produção; Montagem (em directo) e Realização:
Francisco Mateus

Tempo total: 48:36 min










---------------------------------------------------------------------------
Próxima emissão: «A Memória Vivida do 25 de Abril de 1974»