27 outubro 2006

Ferrara: Uma cidade de música

Está disponível em formato podcast, para audição e download desde esta sexta-feira, a primeira emissão de grande parte da série de programas «Como no Cinema» que realizei na TSF nos anos 2000 e 2001. A série «Como no Cinema» teve 57 edições temáticas, e entendi disponibilizar – à razão de uma por semana – um conjunto de 39 por serem emissões completamente intemporais, com excepção de uma ou outra.
A emissão inaugural, intitulada «Ferrara: uma cidade de música», tem como cenário os múltiplos sons do maior festival de música de rua do mundo, que se realiza todos os anos na cidade italiana de Ferrara.




















Centro histórico
Medieval, renascentista

Ruas pedonais
Bicicletas

Milhares de pessoas
Praças, ruas, avenidas




















Piazza Trento – Trieste
Via Muzzini
Via Garibaldi

Piazza Catedralle
Via Cairoli
Porta Mare














Castello Estense
Via Rampari
Piazzeta San Nicoló














No verão do ano 2000 fui enviado em reportagem pela TSF à cidade de Ferrara, em Itália, para cobrir uma edição especial do maior festival de música de rua do mundo, que ali decorre desde 1988. Meses depois, com recurso a uma infinidade de sons recolhidos, fiz esta emissão da série «Como no Cinema». Uma cadeia sonora imparável. O ambiente vivido nas ruas e praças do centro histórico medieval e renascentista de Ferrara. As vozes do público, dos vários tipos de público, que enchiam as actuações. Um público interactivo, que também cantava ao vivo ali, junto dos artistas convidados e acreditados.
Duas actuações diárias, uma à tarde, outra à noite, após o jantar. Depois da meia-noite e até ao fim da madrugada, sucediam-se numerosas jam sessions ao ar livre improvisadas com quem quisesse participar, incluindo pessoas que assistiam aquele irresistível melting pot. Um ambiente incrível, informal, familiar e ao mesmo tempo cosmopolita com imensos turistas estrangeiros.
Noites quentes, com 34 graus às duas da manhã. Durante uma semana inteira, Ferrara foi a cidade que nunca dorme.
A diversidade de estilos é incomparável. A poucos metros de distância uns dos outros, encontram-se cantores de versões pop-rock, cantautores locais - em dialectos vários - trios e quartetos de música clássica, uma imensa orquestra a tocar obras de Vivaldi numa praça com uma ressonância fantástica, músicos solitários de um só instrumento, vocalistas sem instrumentos, várias nacionalidades, enfim, um mundo cheio de mundos. Sempre com música em fundo. Um mosaico. É assim esta emissão de «Como no Cinema»: um mosaico multicolorido, uma amostra com pouco mais de meia hora de um enorme retrato.















Corso Della Giovecca
Via RomeiVia Bologna














Via Voltapaletto
Via San Romano
Porta Reno










































Pela primeira vez disponível na Internet:
DOWNLOAD

Como no Cinema
Ferrara: uma cidade de música

Vozes:
Ricardo Saló
Inês Meneses
Cristina Santos

Música:
La Banda Bassalti
Enrico Caruzo
Luciano Pavarotti
Jose Carreras
Plácido Domingo
Giusseppe Verdi
Giacomo Puccini
Antonio Vivaldi
Gioachino Rossini

Sons:
Balafoni
Quattrocelli
Fabio & Beppe
Carlos Vamos
Trio Araguaney
Barravento
(+ sons de rua, transeuntes, vozes anónimas, ressonâncias musicais)

Assistência técnica:
João Félix

Colaboração:
Hugo Dolores

Textos, Produção, Montagem (em directo) e Realização:
Francisco Mateus

Tempo total: 32:19 min.

NOTA: Todas as emissões da série «Como no Cinema» (com uma única excepção que adiante se saberá) foram montadas em directo.

------------------------------------------------------------------------
Próxima emissão: «O Mar»