12 janeiro 2007

Verdi





















Nasci no dia 10 de Outubro de 1813 na aldeia de Roncole, na província italiana de Parma. Os meus pais, que Deus os tenha, foram Carlo e Luigia Verdi. Foi graças ao meu pai, aliás, que recebi lições do director do conservatório de música e organista lá da zona onde nasci. Ganhei uma bolsa, fui para Milão. Não fui aceite no conservatório. E por isso – por causa disso – tive de compor as minhas primeiras óperas em casa…
Lá houve alguém que gostou delas e assim consegui trabalho como compositor no Scala de Milão. Isso foi em Novembro de 1839.






















As óperas foram-se sucedendo umas às outras, cada uma com mais sucesso que a outra e, deste modo, transformei-me no compositor preferido da sociedade milanesa.
O trabalho também foi aumentando e as encomendas começavam a avolumar-se rapidamente. Depois de Milão fui para Veneza, Roma… Também fiz estreias em Londres e Paris. Até do Egipto me chegou uma encomenda para a estreia da ópera do Cairo… «Aída», chamava-se a obra.

Mas nem tudo foi bom. A ópera «Rigolletto», por exemplo, esteve sujeita às apertadas malhas da censura. Apesar de tudo, consegui estreá-la com sucesso, bem como «La Traviata», «Nabucco», «Il Trovatore», «Othello» e muitas outras.




















São alguns pedacinhos destas composições que as senhoras e senhores ouvintes vão poder apreciar neste grande palco que é a Rádio.
Ah! Antes de me calar, deixem-me apenas dizer-vos que fechei os olhos pela última vez no dia 27 de Janeiro de 1901. Já lá vai um século! Mas o meu nome ficou: Beppe para os amigos, Verdi para o mundo!


Porque tudo na vida pode ser um filme, tudo na vida pode ser Como no Cinema

COMO NO CINEMA
Verdi

Pela primeira vez disponível na Internet:
DOWNLOAD

O filme da vida de Verdi
Texto de apresentação dito por:
Pedro Malaquias

Vozes:
Inês Meneses
Aníbal Cabrita
Fernando Alves

Música:
Giuseppe Verdi

Textos:
Récitas de libretos das óperas:
Aída; Rigolletto; La Traviata; Il Trovatore; Nabucco; Macbeth; Othello

Assistência Técnica:
Ricardo Lima
Fernando Garcia
Paulo Jorge Guerreiro
José Guerreiro

Colaboração especial:
Hugo Dolores

Texto inicial, Produção, Montagem (em directo) e Realização:
Francisco Mateus

Tempo total: 44:44 min


Em Janeiro de 2001 assinalou-se um pouco por todo o mundo, especialmente – e naturalmente – em Itália, o centenário da morte de Giuseppe Verdi.
Verdi foi o maior, ou pelo menos o mais famoso, compositor de Ópera de todos os tempos. Nesta emissão, ficamos a conhecer um pouco melhor parte dos textos de algumas das óperas mais aclamadas de Verdi através de récitas interpretadas e de alguns dos momentos musicais mais fortes dessas mesmas obras.
Para quem já é apreciador de ópera, particularmente de Verdi, esta emissão de «Como no Cinema» sabe a pouco. Para quem não é grande conhecedor, pode estar aqui, quem sabe, um processo de iniciação.
--------------------------------------------------------------------
Próxima emissão: «Poesia»